5 erros do dropshipper iniciante
Dropshipping é um modelo de negócios incrível, porém, como todo negócio precisa de alguns cuidados em pontos que muitos erram e eu estou aqui pra te ajudar a não cometer erros básicos e que podem fazer a diferença no resultado do seu negócio, acompanhe todos os passos para evitar problemas, ok?
Falta de planejamento financeiro
O primeiro de todos é o planejamento financeiro. Normalmente quem começa a fazer dropshipping é um pessoal novo que nunca teve contato com finanças e o brasileiro em geral não tem muito controle financeiro e isso não é culpa sua. Ninguém nos ensina finanças na escola, normalmente quem aprende é na raça, no dia a dia ou vai atrás de conteúdos e cursos específicos sobre o assunto.
O que acontece é o seguinte, o dropshipping é um modelo de negócios enxuto mas ainda sim tem muitas taxas. Existe o custo da loja, o custo do gateway, custo do checkout transparente, custo da plataforma, custo dos produtos, custo dos impostos e muito mais.
Uma pessoa que não entende essas taxas e custos acredita que está tendo um lucro mas o que acontece é que muitas vezes o lucro é muito menor ou inexistente, fazendo com que o dropshipper iniciante fique até no prejuízo sem saber. Quando as vendas cessam o fluxo de caixa acaba e aí ele percebe que estava girando grana mas totalmente sem lucro.
Fica a ilusão de que tem muito dinheiro mas na verdade quando para de entrar vendas seja por bloqueio de facebook ou “saturação” de mercado para de entrar dinheiro e é aí que aparece o buraco.
Para que você evite esse erro que atinge muitos iniciantes, assine uma plataforma de controle de gastos, configure tudo nela e acompanhe dia após dia o resultado do seu negócio.
Falta de método
Muitos iniciantes ficam com overdose de informação, pegando conteúdo daqui e dali sem ter um método claro para seguir. Isso gera uma confusão mental e o dropshipping é de certa forma complexo, existem muitas possibilidades e formas de fazer.
Não existe apenas uma forma correta de fazer e sim várias mas para que cada uma dessas formas funcione é preciso um método específico, um passo a passo, uma construção e dificilmente um dropshipper frankstein vai ter resultado.
Escolha um mentor, escolha alguém que você saiba que tem resultado real, que você admire, que você tenha uma certa empatia, confie nele e siga seu método, não olhe para os lados até ter um primeiro resultado. Depois que você aprender, pode inventar o que quiser mas no início, sem resultado, a melhor maneira é seguir um método validado de alguém que sabe o que está fazendo.
Pare de seguir 1 milhão de pessoas, siga 1 que tem resultados e que é bom em ensinar, ok?
Precificação do produto
Todos os pontos são importantes, esse daqui é o início de tudo. Entenda, se você precificar de forma errada o produto que está vendendo você pode não vender nada, vender muito ficando com prejuízo. Queremos vender bem e lucrar bem não é mesmo?
Para que você não erre ao precificar o produto, pegue o valor do fornecedor com o frete e multiplique por 2,5x.
Existem várias estratégias em que você pode precificar diferente mas precisa se garantir ou no tráfego ou no funil, se você está começando, multiplique por 2,2x pra cima sendo um preço que normalmente da certo e dá lucro o de 2,5x, se não der bom nos testes, baixe até no máximo 2 sempre controlando bem sua margem líquida no aplicativo de finanças.
Não fique cego pelas vendas, as vezes vender muito um produto com preço errado pode ser o início de um pesadelo temporário. Acredite, você não quer ter essa experiência.
Precifique direito seu produto na hora de vender.
Apego ao teste
Quem nunca se apegou a um produto na hora de testar que atire a primeira pedra! Esse erro é clássico e nem sempre é um erro, as vezes quando se apega e ajusta o produto ao máximo ele pode gerar algum resultado mas em via de regra, um produto vencedor dá resultado praticamente de primeira, se não dá resultado ele dá fortes indícios, com métricas excelentes no funil.
Tenha no seu planejamento financeiro quanto pode investir em cada teste e caso você não esteja vendo progresso nos testes do produto que está testando, abandone e passe pro próximo, não gaste todo o seu orçamento em apenas 1 teste.
O jogo do drop é testar produtos e criativos, se você acertar produto oferta e criativo você vai vender e ter lucro, tem que testar, torrar todo seu capital em 1 teste não vale a pena, as chances de você ter sucesso em um produto que já começa ruim são mínimas e persistir no erro gastando seu capital pode fazer com que você se frustre e desista antes mesmo de tentar ao menos 30 produtos.
Suporte
A maioria das pessoas que começam a fazer dropshipping fazem tudo sozinhas, chega uma hora que as vendas começam a acontecer e os processos começam a rodar e eu já te aviso. A primeira pessoa que tem que contratar ou chamar pra trabalhar com você é um bom suporte, caso contrário você vai ter alguns problemas como por exemplo reclame aqui, pessoas reclamando em suas páginas e anúncios, cartas do PROCON chegando na sua casa e até alguns processos que vão depender de advogados para serem resolvidos.
Além disso não prestar suporte aos clientes gera muito reembolso e um caixa positivo pode se tornar negativo gerando prejuízo dos grandes.
Além disso você poderá aumentar suas taxas de bloqueios por denúncias em seus anúncios e perder até a parceria do seu gateway que utiliza.
Dê um foco legal no suporte, sua experiência no drop será mais leve, com menos desafios, você terá mais tranquilidade empresarial e seus resultados serão melhores.
Consideração final
Aconteça o que acontecer, se você acredita no drop e gosta do trabalho, não desista!
Persista que o resultado vem, lembre-se das dicas que eu te dei que sua trajetória vai ser mais leve e recompensadora!
Desejo sucesso,
Paulo Kataoka