Estratégias para sua loja online
Estratégias para sua loja online – Se você está montando sua loja virtual, deve estar se perguntando qual o melhor tipo de loja para iniciar, o que vender e qual a melhor estratégia.
Essas foram as perguntas que me fiz ao começar e logo descobri que existem na verdade 3 estruturas de loja, seja ela qual for.
Neste artigo irei citar cada uma delas e explicar como funciona além dos prós e contras de cada uma delas.
Basicamente existem 3 tipos de loja, sendo ela Nichada, Genérica ou Híbrida.
Todas as lojas que existem no mundo se enquadram em uma dessas características, após entender cada uma delas, seus prós e contras, vai ficar mais claro como você vai escolher o tipo de loja que você vai querer montar, quais produtos você vai querer vender , e que tipo de loja você quer montar nessa etapa.
Eu sugiro que você vá a um shopping center e deu mandada por lá repare nas lojas que existem no shopping e o que eles vendem e também entre no Google e dê uma olhada nas lojas que já existem e junte ideias.
Loja nichada
Loja nichada é uma loja que tem um mercado específico por exemplo uma loja de pets que tem roupinha de cachorro roupinha de gato caminha tenha brinquedos para Pet que tenha escova de dente para Pet são uma loja inchada pode ser também uma loja de pesca que tem vara de pescar iscas linhas uma loja de carros uma loja de fones de ouvido uma loja de caixas de som.
Isso é uma loja nichada, você pode escolher o mercado que você gosta você tem uma paixão natural e atuar 100% nela com produtos que atendam esse público.
Prós da loja nichada:
- É Mais fácil de fidelizar o cliente
- O cliente normalmente compra mais de 1 produto na mesma compra
- Mais fácil criar uma marca
- Mais fácil encontrar produtos para sua loja
- Você consegue focar mais e entender melhor como funciona o mercado e o público alvo escolhido.
Contras:
- Você fica refém do nicho
- Menos variedades de produtos para testar
- Alguns nichos são sazonais
Loja genérica
Loja genérica é uma loja que tem de tudo, é um tipo de loja que você vai focar não em um mercado específico, em um grupo específico mas sim em produtos que estão em alta.
Dessa maneira você irá cadastrar produtos que estão vendendo no momento e fazer ofertas para ele. Porque esse nome: genérica?
Pois cada produto da loja será de um nicho, cada produto será de um mercado diferente, então ela é uma loja genérica com todos os tipos de produtos possíveis.
É literalmente uma loja genérica com vários produtos diferentes e de diferentes mercados
Vantagens de uma loja genérica:
- Você pode testar vários produtos
- Pode testar vários mercados
- Possibilidades infinitas de ofertas e testes
- Conhecer vários mercados
- Fazer venda cruzada de produtos diversos
Contras da loja genérica:
- Normalmente uma loja genérica é uma bagunça
- Cliente não sente segurança
- É mais difícil decidir qual produto testar
- Mais difícil criar uma marca
Loja híbrida
A Loja híbrida é muito interessante pois você junta um pouco da loja inchada com a loja genérica. Vou te dar um exemplo, uma loja das mulheres em que dentro dessa loja das mulheres você vai poder vender todos os tipos de produtos para mulheres.
É uma loja um pouco mais específica, focada no público feminino mas que você consegue colocar vários produtos diferentes focados nesse público público feminino.
Então você vai conseguir vender maquiagem, produtos de beleza, produtos de estética, roupas, calçados, bijuteria e tudo que atenda ao público feminino.
Vantagens da loja híbrida:
- Mais versátil que a nichada
- Menos bagunçada que a genérica
- Expertise do público alvo
- Fica mais fácil testar produtos
- Mais fácil encontrar produtos
Consideração final – Estratégias para sua loja online
Eu sempre recomendo que comece com uma loja genérica para fins de aprendizado, apesar dos contras, a loja genérica é mais fácil para quem está começando e permite que você aprenda sobre vários mercados e tipos de produtos. Depois que passar a curva de aprendizado você poderá entender melhor com que tipo de produto prefere trabalhar e em que mercado prefere atuar.
Atenciosamente,
Paulo