Como conseguir mais clientes com tráfego pago?
Uma grande dúvida ou dificuldade que praticamente todo empreendedor ou autônomo tem é como conseguir mais clientes e/ou como vender mais.
A idéia deste artigo é dar uma visão resumida do que é possível fazer com o tráfego pago no seu negócio, tudo vai depender da sua oferta, seu modelo de trabalho, ticket médio do seu produto ou serviço e estratégia geral, espero que consiga visualizar o exemplo e adequar ao seu negócio da melhor maneira possível.
Vivemos em um momento em que a tecnologia tomou conta de tudo, as pessoas passam horas e horas nos celulares, computadores, mídias sociais totalmente imersos no mundo digital.
As chances do seu futuro cliente estar navegando na internet é grande, logo, seu negócio precisa estar lá, ou aqui, online, na internet.
Algo que mudou minha vida e a forma como eu vejo os negócios é o tráfego seja ele pago ou orgânico. Neste artigo eu explico melhor o que é o tráfego pago. Com ele você pode capturar a atenção do seu cliente em algum lugar na internet e começar a conversar com ele para convertê-lo em cliente de fato.
Como eu faço para conseguir mais clientes com tráfego pago?
Primeiro Passo
Primeiro de tudo você precisa entender seu negócio e para entender isso existem algumas perguntas importantes para respondermos:
- Como os clientes chegam até você hoje?
- Quem são eles, qual a idade deles?
- Qual gênero?
- Qual dor eles têm?
- Você consegue atender os clientes de forma remota ou apenas presencial?
- Você consegue fechar mais clientes ou vendas por telefone, presencialmente ou por e-mail por exemplo?
Feito isso você tem uma visão ainda superficial de como fazer para atrair mais clientes.
Segundo passo
Vamos juntar as principais informações:
Vamos supor que somos um salão de micropigmentação. Nossas clientes são principalmente mulheres de 25 a 35 anos, nosso salão fica no Bairro higienópolis em São Paulo e nossas clientes gostam muito de mexer no instagram, youtube e tik tok, nem tanto no facebook.
Sabemos também que elas gostam de ver o resultado de outras mulheres e gostam muito de depoimentos com um certo design específico do momento.
Descobrimos também que conseguimos agendar muitas clientes pelo próprio instagram e depois via whats app.
Terceiro passo
Implementar um funil básico de conversão:
Faremos anúncios onde nossas clientes estão: Instagram (também estão no tik tok, youtube e muitas outras mas vamos com calma, vamos testar primeiro o principal: instagram.)
Vamos pegar um vídeo com formato de stories do instagram com depoimento de um trabalho muito bem feito com o design do momento e que a grande maioria das clientes gostam, fazendo uma oferta especial para chamar ainda mais atenção.
Vamos fazer um mini roteiro super natural e simples utilizando a estratégia A I D A (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) nesse vídeo.
Vamos impulsionar ele apenas para instagram, mulheres, de 25 a 35 anos na região do salão em um raio de até 10km.
No final desse anúncio haverá uma chamada para ação para a pessoa que gostou do trabalho conhecer mais do seus serviços, ela será redirecionada para o seu instagram ou whats app, é válido um teste para descobrir qual é melhor.
As mulheres que gostarem do vídeo, do serviço anunciado e que quiserem saber mais serão direcionadas para o seu instagram, que possuí a vitrine do seu negócio, que é o grande chamariz, que gera desejo nas clientes.
Desta forma teremos um fluxo de clientes filtrado direto dos anúncios no instagram para o seu feed ou whats app e agora basta trabalhar esse lead com um excelente atendimento humanizado. Seguindo principalmente os pontos abaixo:
- Respostas rápidas
- Persuasão
- Entusiasmo
- Gatilhos
Dessa maneira criamos uma mini máquina de vendas que pode lotar seu salão em pouco tempo.
Você pode adaptar e replicar ao seu negócio, a estrutura é basicamente a mesma.
O importante mesmo a partir daqui é começar, fazer o primeiro processo, testar e ir melhorando ao longo do tempo.
Somente a experiência e o campo de batalha vão te mostrar o que dá certo para a sua realidade!
Desejo sucesso e muitas vendas,
Paulo