Descubra as top 5 plataformas de anúncios da atualidade.
Farei uma lista das top 3 plataformas de anúncios da atualidade, as mais utilizadas e um breve resumo sobre cada uma delas.
1 – Facebook Ads
A plataforma de anúncios do facebook é uma das mais utilizadas no mundo todo. O número de usuários do facebook relatado foi de 1,929 bilhão nos últimos 3 meses de 2021 no mundo todo.
O facebook é uma plataforma de entretenimento, uma mídia social de sucesso que consegue atrair a atenção de bilhões de pessoas para si, as pessoas navegam nos grupos, páginas que os próprios usuários criam, navegam para ver como está a vida dos amigos, as novidades, o que está acontecendo com as pessoas que seguem e muito mais.
Desta forma se posiciona como uma das principais ferramentas de tráfego e muito rentável para os anunciantes uma vez que o facebook tem uma inteligência incrível de dados.
O anunciante consegue segmentar muito o seu anúncio para atingir a pessoa certa no local certo e na hora certa e tudo isso contado com o apoio e toda a inteligência do facebook.
É na minha opinião a maior e melhor rede de anúncios para tráfego frio da atualidade, trafego frio significa tráfego para pessoas que nunca tiveram contato com você ou seu negócio antes.
Uma grande desvantagem do facebook é que está cada vez mais complicado utilizar a plataforma de anúncios por conta do crescente número de anunciantes mal intencionados a plataforma bloqueia sua conta por qualquer motivo e é bem difícil ter um negócio de anúncios longevo no facebook.
Entre os anunciantes existe uma máxima: “Se você não tomou um bloqueio no facebook fique tranquilo, logo ele virá. Mesmo que você faça tudo certo.”
2 – Google Ads
Google ads é uma potência, o que seria de nós sem o google não é mesmo? Segundo o Internet Live Stats, hoje, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.
Se você tem um negócio e ele não está no google, é provável que algo não esteja certo com seu negócio. Todo o mundo pesquisa no google e mais de uma vez ao dia, mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia é muita coisa.
O Google Ads é uma ferramenta incrível de anúncios, muito inteligente e versátil com estrutura de análise de dados surpreendente.
A maioria dos anunciantes do google fazem anúncios para pessoas que já sabem o que querem e estão procurando para comprar. Dá pra fazer anúncios para pessoas que estão pesquisando sobre seu problema, em uma fase bem inicial da trajetória de compra mas não converte tanto quanto alguém que já sabe o que quer.
O google está cada vez mais aumentando seu raio de atuação e tem se mostrado cada vez mais forte e poderoso também na veiculação de anúncios para tráfego frio mas na opinião da maioria dos anunciantes que tenho contato e minha também, ainda está longe de bater o poder de conversão do facebook em se tratando de tráfego frio.
Claro que isso varia muito de negócio para negócio, funil, estratégia e oferta mas é a visão que a maioria dos anunciantes tem hoje em dia.
3 – Tik Tok Ads
Em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial. Este é um dado extraído do blog da Shopify.
Tik Tok é uma febre e está crescendo cada vez mais e ocupando espaço e ganhando o tempo dos usuários. Seu poder de divulgação orgânica é surpreendente e supera as mídias sociais mais antigas.
A plataforma de anúncios do tik tok é muito boa também, semelhante a do facebook ads, praticamente com a mesma interface e usabilidade tem se mostrado muito poderosa na conversão de tráfego frio também. Para anunciar no tik tok é necessário anúncios “nativos” anúncios que não parecem anúncios e que se misturam com o conteúdo “padrão” do tik tok.
Ele veio para competir com o facebook e tem muitas pessoas utilizando, hoje quando penso em anúncios o tik tok está sempre no radar, se algum produto, oferta ou negócio cabe no público do tik tok, com certeza é uma ferramenta que eu uso para divulgação.
Considerações finais
Existem várias outras fontes de tráfego, estas são as 3 principais ao meu ver. Native ads é muito forte e Pinterest também está crescendo, vale a pena buscar saber mais delas também. Minha dica para quem está começando é aprender facebook ou google ads primeiro, depois partir para as próximas.
É importante ter uma estratégia de tráfego e de negócio antes de anunciar, cada rede tem sua maneira de comunicar-se com o público e os anúncios variam muito de uma rede para outra, sugiro estudar bastante o público e a rede que mais se adequa ao público do seu negócio e então seguir em frente para o campo de batalha.
Se acertar o tráfego, copy e oferta, seu negócio verá resultados.
Desejo sucesso,
Paulo